Blog

Compartilhando informações que geram negócios

Pensando em realizar suas operações de comércio exterior por Santa Catarina?

Pensando em realizar suas operações de comércio exterior por Santa Catarina?
29 de Setembro de 2020   |   portos e aeroportos

Os últimos meses têm sido de alta na movimentação de cargas no complexo portuário de Itajaí e Navegantes: o Porto de Itajaí teve um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2020, e o de Navegantes registrou 7% a mais em relação ao mesmo período de 2019.


Veículos são apenas um dos tipos de mercadorias movimentadas no complexo portuário de Itajaí e Navegantes, que é o segundo maior do Brasil em movimentação de contêineres, atrás apenas do Porto de Santos. 


Os últimos meses têm sido de alta na movimentação de cargas no complexo portuário de Itajaí e Navegantes: o Porto de Itajaí teve um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2020, e o de Navegantes registrou 7% a mais em relação ao mesmo período de 2019. Somando esta movimentação de cargas aos portos de Itapoá, São Francisco do Sul e Imbituba, o estado de Santa Catarina participa com aproximadamente 20% de toda exportação de cargas brasileiras. 


Estrutura 


O complexo portuário de Itajaí e Navegantes ocupa as margens da foz do rio Itajaí-açu, que separa as duas cidades catarinenses, e possui acesso rodoviário, distante poucos quilômetros das rodovias BR 101 e BR 470. As instalações do complexo englobam o Porto Público de Itajaí e mais 6 terminais de uso privado, entre eles o de Navegantes.


Itajaí


O Porto de Itajaí está localizado na margem direita do Rio Itajaí-Açu, distante da sua foz cerca de 3,2km. Possui 2 berços de atracação com 500m de extensão, pátios asfaltados e alfandegados com um total de 60 mil  m², retroporto alfandegado asfaltado de 25,5 mil  m², além de píer turístico com um berço de atracação com 78 m de comprimento e dois dolfins de amarração com distância entre si de 217 metros.


A nova Bacia de Evolução, que começou a operar em junho com navios acima de 306 metros, já atraiu o maior navio de contêiner a operar na costa brasileira, o APL PARIS, com 347 metros de comprimento e 45,20 metros de largura. 


Navegantes


A estrutura do Porto de Navegantes (Portonave) conta com uma área total de 400 mil m², sendo cerca de 360 mil m² de área alfandegada, dividida em três berços de atracação, em um cais linear de 900m, com capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs. A Portonave iniciou as operações em 2007 e foi o primeiro terminal privado de contêineres do país.


Atualmente, a Portonave tem uma infraestrutura de destaque, com 6 Portêineres, 18 Transtêineres, 40 Terminal Tractors, cinco empilhadeiras Reach Stacker e quatro empilhadeiras para vazios, dois scanners e 2,1 mil tomadas reefers.


Mercadorias


O complexo portuário de Itajaí e Navegantes é o maior exportador do Brasil de frangos congelados. O Porto de Itajaí possui uma completa infraestrutura para embarque e desembarques de cargas dry e reefer, enquanto o de Navegantes tem um importante diferencial competitivo com câmara frigorífica Iceport, totalmente automatizada, que possui seis transelevadores e capacidade estática para 16 mil pallets.


Pelo local também passam cargas de artigos cerâmicos, madeira e derivados, papel kraft, máquinas e acessórios, tabacos, produtos têxteis, açúcar e carne congelada. 


Pensando em realizar suas operações de comércio exterior por Santa Catarina? A redução de ICMS nas operações de importação em Santa Catarina costuma ser um atrativo para empresas que utilizam os portos e aeroportos do estado no desembaraço aduaneiro. 


 

Fonte: Sheine L. Braga | Interseas


Compartilhe