Financiamento à exportação e os programas de incentivo
O mercado internacional pode ser uma excelente alternativa para muitas empresas aumentarem sua lucratividade. Porém, nem todas conhecem os programas financeiros de incentivo à exportação. Não há mais a justificativa de que o processo de exportação é inviável e complicado. Isso porque além dos programas de financiamento, os empreendedores podem contar com a assessoria de empresas especializadas e órgãos públicos que auxiliam nesta rota para o exterior.
Se você quer saber como sua empresa pode conseguir financiamento para as atividades de exportação, continue a leitura. Neste artigo, vamos falar sobre as modalidades de crédito disponíveis e o que é necessário para conseguir.
Acompanhe o assunto através dos pontos abaixo:
Explore as ferramentas disponíveis para exportação
Apesar do Brasil ainda ser uma economia com baixo grau de abertura comercial para mundo, as micro e pequenas empresas podem explorar os diferenciais que os produtos brasileiros oferecem para alcançar clientes no exterior.
Quando entramos em aspectos relacionados a fonte de financiamentos para a exportação, existem alguns programas do Governo que oferecem linhas de crédito para este fim. Além disso, é possível contar com a assessoria de empresas especializadas em trade finance.
Contratando os serviços de uma fintech especializada em Trade Finance, uma empresa exportadora pode obter o apoio para buscar a melhor alternativa de financiamento com taxas de juros mais competitivas. Bem como, práticas comerciais internacionais, e indicação de parceiros especializados nos processos burocráticos de exportação.
Quais as opções de financiamento?
Quando a empresa decide pela exportação, não é necessário que ela já tenha ou utilize capital próprio para investir neste processo.
Talvez esse pensamento seja um obstáculo para muitas empresas, principalmente as MPEs. Mas todo esse processo pode ser feito com o auxílio de uma alternativa de financiamento à exportação.
Algumas instituições financeiras oferecem linhas de crédito voltadas para este tipo de negócio. Isto é, como forma de incentivarem as empresas a se voltarem para o mercado internacional.
Na exportação de produtos e serviços, é possível utilizar duas linhas de financiamento: o ACC (Adiantamento Sobre Contrato de Câmbio) e o ACE (Adiantamento Sobre Cambiais Entregues).
Essas duas modalidades podem ser usadas no decorrer da mesma operação. Sendo que o ACC antecipa os recebíveis de uma exportação que ainda não foi realizada, e no ACE, a antecipação é feita após o embarque da mercadoria.
Empresas cujos produtos são matérias-primas, produtos intermediários e embalagens de mercadorias que serão exportadas, ou que forneçam para empresas Exportadoras, podem se utilizar do ACC Indireto como forma de financiamento.
Existem outras modalidades de financiamento à Exportação além destas citadas, que podem se melhor adequar ao momento da empresa que necessita deste apoio. Para maiores detalhes fale com a Ocean360.
Onde conseguir financiamento à exportação
Algumas instituições oferecem programas financeiros de incentivo à exportação. Dessa forma, há uma facilidade maior para que algumas empresas coloquem seus produtos e serviços no exterior.
O BNDES oferece o Exim Pré-Embarque Direto, realizado através de uma empresa âncora. Só para ilustrar, podem ser trading companies, comerciais exportadoras ou demais empresas exportadoras que participem da cadeia de Exportação. Ademais, o programa de financiamento permite o acesso a uma linha de crédito para empresas que produzem bens e serviços voltados para a exportação.
Há também a possibilidade de acessar a o EXIM Pré-Embarque via Parceiros. Desse modo, Micro ou Pequena Empresa buscará o financiamento diretamente através de um Agente Financeiro Credenciado
O Governo Federal também oferece linhas de crédito para este fim e a instituição financeira responsável é o Banco do Brasil. O programa de financiamento ofertado é o Proex.
Para fazer a solicitação do financiamento, a empresa deve ter uma receita bruta anual de até R$ 600 milhões. Além disso, abrange as micro, pequenas e médias empresas.
Nesta modalidade o Exportador pode encontrar uma opção competitiva de taxa de juros para financiar a sua venda para o exterior.
O estado de São Paulo também disponibiliza ajuda na captação de financiamento para exportação, através do Desenvolve SP.
O auxílio é destinado às empresas exportadoras que tenham sede e administração no Estado e o Desenvolve SP também fornece alternativas para as MPEs que não possuem garantias suficientes.
Alguns cuidados são necessários
Muitas empresas não têm conhecimento da existência do Seguro de Crédito à Exportação, mas este instrumento é um importante aliado para garantir o pagamento em caso de inadimplência ou quebra do importador no exterior
Desse modo, ao contratar esta modalidade de seguro, haverá a possibilidade da empresa conceder um prazo de pagamento maior aos seus clientes bem como aumentar a sua competitividade no mercado.
Por fim, um último ponto importante na obtenção de crédito à exportação é a exposição cambial, isto é, possíveis variações futuras na cotação da moeda estrangeira, e para tanto deve-se avaliar as alternativas de Hedge Cambial, que permitem que a empresa tenha maior controle sobre o seu fluxo de caixa futuro.
Se você acredita que não está preparado para começar a exportar, a Ocean360 pode lhe dar a segurança necessária para a sua empresa buscar clientes fora do Brasil e expandir os seus negócios.
Portanto, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a sua empresa nesta jornada: https://ocean360.com.br/blog/
Compartilhe