Blog

Saiba tudo sobre o mercado em um só clique

Como saber quais horas do dia o seu cérebro é mais eficiente

Como saber quais horas do dia o seu cérebro é mais eficiente
08 de Março de 2019   |   Bem Estar e Saúde

O cérebro não é uma máquina perfeita que sempre funciona da mesma maneira. E as respostas físicas aos eventos do dia não são consistentes em todos os momentos.


Intuitivamente, é provável que você experimente uma diminuição na concentração depois de comer. Mas as respostas neurológicas flutuam muito mais do que a dormência após o almoço.


Como identificar os sinais que o cérebro sofre alterações enquanto você trabalha?


E se você soubesse qual é o seu melhor momento de desempenho, você planejaria seu dia de forma diferente?


Ao prestar atenção às diferenças neurológicas, você pode tornar seu cérebro um trabalhador melhor?


Programe o estresse pela manhã
A evidência sugere que, se o seu desempenho não for o melhor da manhã, é melhor não tentar forçá-lo.


Apesar do conselho de líderes empresariais famosos e celebridades com rotinas extremas de treinamento físico, mudar seu padrão de sono não necessariamente produz um desempenho melhor se não fizer parte de seu ritmo natural.


No entanto, a manhã ainda é uma parte muito importante do dia.


Um estudo feito com trabalhadores japoneses mostrou que o cérebro responde melhor a eventos estressantes durante a manhã.


Os funcionários foram expostos a duas tarefas estressantes durante o dia de trabalho: uma a duas horas de acordar (a primeira do dia de trabalho) e outra de uma a dez horas (antes de sair do consultório).


O estudo revelou que os níveis de cortisol dos trabalhadores estavam significativamente altos após o teste inicial, mas não após o último.


"O cortisol desempenha um papel importante na proteção do nosso corpo", diz Yujiro Yamanaka, professor da Universidade de Hokkaido, no Japão. "O cortisol é o principal hormônio envolvido na reação de luta ou fuga (ou resposta aguda ao estresse)", uma reação fisiológica à percepção de dano, ataque ou ameaça.


8 maneiras de aumentar seu poder mental
Sem a liberação de cortisol, partes importantes da reação de luta ou fuga não ocorrem. O cortisol regula a pressão arterial e também aumenta os níveis de açúcar no sangue. Isso garante que quando você estiver estressado, não entre em pânico e tenha sua mente e energia prontas para fazer algo a respeito.


O hormônio também restaura o equilíbrio após um evento estressante, o que significa que você pode se estabilizar melhor depois de uma manhã de estresse. Se o momento do estresse ocorreu à noite, pode reverberar em sua mente.


Repetidos eventos estressantes no final do dia também podem levar a problemas de saúde a longo prazo, como obesidade e diabetes tipo 2, bem como a depressão, alerta Yamanaka.

Fonte: William Park BBC Capital


Compartilhe



Publicidade

Cadastre-se



Sua empresa já exporta? Amplie as oportunidades de negócios fazendo parte dos Exportadores Brasileiros.