Como Exportar

BRASIL

POR QUE VOCÊ DEVE CONHECER PLANOS DE INCENTIVO ANTES DE VENDER FORA DO PAÍS

POR QUE VOCÊ DEVE CONHECER PLANOS DE INCENTIVO ANTES DE VENDER FORA DO PAÍS


Sua empresa tem interesse de vender fora do país? Então é melhor ficar de olho em oportunidades e planos de incentivo que podem funcionar como potencializadores para o seu negócio. É o caso do By Brasil Components and Chemicals, lançado pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).


Assinada em julho de 2017, a atual versão termo de cooperação que deu origem ao programa By Brasil teve duração inicial de 2018 a 2020. Nesse período, a Apex-Brasil destinou R$ 21,5 milhões para promoção internacional de empresas cadastradas no programa (R$ 12,9 milhões para ações de exportação e R$ 8,5 milhões rodadas de negócio com potenciais compradores).


Os resultados do programa de aceleração à exportação
Em agosto, a Apex-Brasil divulgou resultados da primeira fase do projeto. Foram 390 empresas cadastradas, com 180 tipos de produtos diferentes. A agência registrou 41,8% de crescimento nas vendas dos participantes da iniciativa.


As rodadas de negociação envolveram mais de 100 empresas internacionais e renderam mais de 8 mil negociações. No total, 80 países diferentes receberam produtos cadastrados na iniciativa.


A marca contempla quatro verticais: químicos para couro, tecnologia, moda e máquinas. O volume negociado em 2019 foi superior a US$ 300 milhões.


Como funcionam os planos de incentivo à exportação
Programas como o By Brasil são compostos por um mix que inclui participação em feiras internacionais, rodadas de negócios com potenciais compradores e campanhas publicitárias divididas em duas frentes. Além de trabalhar institucionalmente o projeto, as ações de mídia divulgam os próprios produtos.


A vantagem de buscar programas assim, portanto, é que o investimento de agências como a Apex-Brasil pode ser um diferencial competitivo para empresas que desejam vender fora do país.


Na campanha publicitária By Brasil, por exemplo, a Apex-Brasil destacou a eficiência do Brasil em segmentos como o agronegócio. O país, segundo a agência, alimenta 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo a despeito de usar apenas 7,8% de seu território com lavouras.


A Apex-Brasil é uma agência que apoia mais de 11 mil empresas em 80 setores diferentes da economia nacional. Seu principal foco é justamente incentivar planos de exportação de companhias locais.


Planos de incentivo são diferentes de dumping
Assim como o By Brasil, há diversos planos de incentivo à exportação no Brasil. Antes de pensar em vender fora do país, busque as oportunidades associadas a seu segmento de atuação. Isso pode ser um diferencial considerável para a competitividade de seus produtos em nível internacional.


É importante ponderar que planos de incentivo são diferentes de dumping, que é o que acontece quando governos atuam para reduzir o preço de determinado produto em exportações para regiões específicas a fim de ganhar espaço no mercado.


A prática de dumping costuma ser combatida com legislação. Para evitar isso, países sobretaxam produtos específicos a fim de garantir a competitividade da indústria local.


A principal diferença entre planos de incentivo e dumping é que as ações como a da Apex-Brasil têm como principal foco a divulgação. São iniciativas cuja principal finalidade é aumentar a repercussão internacional dos produtos, mas isso não interfere diretamente no preço ou na qualidade do que é ofertado.



Compartilhe


Cadastre-se



Sua empresa já exporta? Amplie as oportunidades de negócios fazendo parte dos Exportadores Brasileiros.