RECOMENDAÇÕES ÀS EMPRESAS BRASILEIRAS
Informações tarifárias e estatísticas atualizadas
Os empresários brasileiros poderão obter informações atualizadas sobre tarifas e
regulamentações de importação na Argentina, bem como estatísticas relativas ao comércio
bilateral, por meio de consulta à Divisão de Inteligência Comercial (DIC) (dic@itamaraty.gov.
br) do Ministério das Relações Exteriores em Brasília ou ao SECOM da Embaixada do Brasil em
Buenos Aires (vide dados para contato no Anexo I - Endereços, infra).
Designação de agentes
A designação de um representante deve ser precedida de contatos com outras empresas, de
forma a avaliar as possibilidades de comercialização lucrativa e presença ativa no mercado. No
âmbito de feiras, exposições e congressos, os empresários brasileiros poderão travar contato
com representantes de empresas potencialmente capazes de canalizar os produtos que desejam
exportar. Outra forma de aproximação de agentes potenciais é por intermédio de entidades de
classe, grupos e associações empresariais setoriais.
Práticas comerciais
O cumprimento dos prazos de entrega constitui fator importante para o êxito dos negócios.
Igualmente, deve-se ter presente a importância da rápida resposta às consultas e o cumprimento
estrito das normais contratuais.
Marketing
Um representante que atue de forma autônoma ou por meio de empresas especializadas
pode ser um primeiro passo para o aproveitamento dos meios publicitários, uma vez que este
conhece o mercado e os clientes potenciais.
O exportador que tenha sua conta de publicidade em uma agência internacional poderá solicitar
seu apoio na Argentina. No entanto, se a agência do exportador for brasileira, poderá ter bom
conhecimento do produto e da empresa, porém não dominar a fundo o mercado argentino.
Amostras e material publicitário
Amostras com valor de até US$ 100,00 e material promocional destinado a consumo ou
distribuição gratuita (panfletos, catálogos, etc.) de até US$ 5 mil estão isentos do pagamento
de tributos incidentes sobre sua importação. Outras informações são apresentadas no capítulo
V, item 4., supra.
Períodos recomendados para viagens
A melhor época para realização de viagens de negócios é entre os meses de março e novembro.
É fundamental que uma viagem de negócios seja preparada com a devida antecedência.
Compartilhe