Blog

Saiba tudo sobre o mercado em um só clique

Abertura de franquias no Brasil.

Abertura de franquias no Brasil.
22 de Fevereiro de 2019   |   Franquias


Explorar o mundo dos negócios é o sonho de muitos empresários. O modelo de franquia já se mostrou uma ótima alternativa para fixar a marca, atrair investimentos e conquistar mais espaço no mercado. As franquias internacionais estão visando a América do Sul e já encontraram um caminho, expandindo suas operações de franquia no Brasil poderia se transformar em bons lucros.


Nos últimos anos, algumas franquias internacionais dos Estados Unidos, Europa e outros países trouxeram suas marcas, modelos de negócios e estão motivadas para investir no Brasil. As apresentações e os potenciais de ROI (Return on Investment) atraíram muitos investidores por meio de eventos de negócios, feiras especializadas e workshops. Com o apoio de escritórios especializados em franquias no Brasil, muitas marcas se estabeleceram com sucesso e vêm conquistando sua meta em solo brasileiro, de norte a sul, de leste a oeste.


O Brasil já está entre os países com as maiores oportunidades no mercado de franquias do mundo. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil já é o 7º país com a maior média de lojas franqueadas, chegando a quase 50 franquias por marca. No Brasil existem mais de 144.000 franqueados (investidores e empresários) e quase 3.000 redes de franquias.



Isso demonstra o potencial internacional do franchising no Brasil, os números crescentes, mesmo em momentos de desafios econômicos. Segundo estudo da ABF, em 2017 os números de franquias em 2015 e 2016 mostraram que o setor de franquias conseguiu se destacar no mercado internacional, crescendo 8,3% no Brasil.


A receita das franquias atingiu a marca de R $ 151 bilhões e isso atraiu a atenção de muitos investidores estrangeiros. Além da expressiva receita, o número de unidades franqueadas também cresceu. Em um balanço comparativo, entre 2015 e 2016, o número de novas franquias aumentou 3,1%.


No Brasil, as franquias já estão em 2.321 municípios (cerca de 42% dos municípios do Brasil) e ainda há muito espaço para crescer. O aumento dessas oportunidades tem sido favorável devido aos grandes projetos de shopping centers no Brasil e ao amadurecimento do setor de turismo.


Segundo estudo de franquias internacionais, o Brasil já conta com quase 80 marcas internacionais, número que representa cerca de 2,5% do mercado total de franquias.


Algumas marcas de fast food bem conhecidas dos Estados Unidos já estão no Brasil há muitos anos e vêm intensificando investimentos, como o Mc Donald's, o Burger King, o Subway, o KFC, a Sephora, a PSG Academy e muitos outros. Além disso, outros setores de franquias, como educação, transporte, saúde, mercado imobiliário e serviços, estão crescendo no país.


No mercado brasileiro, as startups e aplicativos já estão se estabelecendo no Brasil e acompanhando de perto o mercado de franquias. Aproveitando a mesma tendência, muitas franquias brasileiras também estão deixando o Brasil e exportando suas operações como Localiza (aluguel de carros), China in Box, Habib's, iGUi Piscinas, Dudalina, Giraffas, Pucket, Hering, Spoleto, Wizard (escola de língua inglesa). ), entre outros.


Apesar dos números crescentes, expandir a marca e investir em uma franquia internacional exige atenção e consultoria especializada. “Fazer pesquisa, conhecer as regras, estudar e desenvolver um plano administrativo e de marketing é importante para saber se o produto ou serviço vai aderir à cultura do país. Outro ponto importante é conhecer os impostos ea carga tributária, quando comparado a outros países o Brasil oferece muitas oportunidades, mas também possui uma carga tributária maior e alguns processos burocráticos, que se feitos incorretamente podem atrasar a chegada da franquia no Brasil ”, diz Mathieu Piques, gerente sócio do Europartner - escritório de contabilidade especializado em ajudar empresas e franquias internacionais no Brasil.



Compartilhe



Publicidade

Cadastre-se



Sua empresa já exporta? Amplie as oportunidades de negócios fazendo parte dos Exportadores Brasileiros.